As Etapas da Transformação do Conhecimento em Sabedoria

Introdução:

Conhecimento intelectual, mental, teórico, puramente matéria-prima, sem aplicação prática não tem valor real, meramente formas-pensamento. Conhecimento emocional é sabedoria. É quando o conhecimento matéria-prima passa por um determinado processo e transforma-se em sabedoria, sentimento.

O processo de transformação do conhecimento em sabedoria possui cinco etapas: fé, aquisição de conhecimento, crença, experienciação, e por fim, sabedoria.

Fé:

O processo de transformação do conhecimento inicia-se com a fé. Ter fé é acreditar em algo sem ter base científica ou racional para crer em tal coisa. Com a fé o ser estimula-se a buscar algo, mesmo sem conseguir compreender tal processo em sua mente, entretanto, o ser parte em busca de conhecimento com o objetivo de conquistar esse algo seja o que for.

 

Aquisição de conhecimento:

Conhecimento pode ser adquirido de infinitas formas, porque há infinitas formas de transferência de informação no universo. Pode ser através do estudo, ou seja, por vontade própria, ou através de situações inusitadas ou incompreensíveis, possivelmente negativas a princípio, que levarão o ser a adquirir determinados conhecimentos mesmo ele não percebendo a situação, que por fim, o levará para a próxima etapa do processo.

Conhecimento meramente teórico não é o suficiente para se conseguir resultados práticos na vida, ou seja, se o ser permanecer somente nesta etapa do processo (aquisição de conhecimento), ele não terá resultados, não conseguirá conquistar seus objetivos, nem metas, nem qualquer outra coisa que ele busque, porque é o sentimento que cria, atrai, manifesta a realidade em seu entorno conforme a consciência do mesmo.

 

Crença:

Com a aquisição de conhecimento o ser então passa a crer que é possível conquistar o determinado objetivo, porque consegue racionalizar, pelo menos parcialmente, essa etapa do processo, e de certa forma, consegue visualizar isso em sua mente. Importante salientar que não é necessária a racionalização de nenhuma etapa do processo de transformação do conhecimento em sabedoria para que ele ocorra, ou seja, a transformação pode acontecer de forma inconsciente.

Conforme o ser passa a acreditar que é possível conquistar o seu objetivo, ele introduz sentimento no processo, mesmo que de forma inconsciente. E sentimento é força criadora, ou seja, é o sentimento que colapsa a função de onda e manifesta a realidade conforme a consciência do ser. Obviamente que para que isso ocorra, o sentimento deve ser positivo. Vale a pena lembrar que sentimentos positivos criam coisas positivas e sentimentos negativos criam coisas negativas.

O sentimento de crença faz com que “a(s) porta(s) passe(m) a se abrir”, ou seja, oportunidades e situações apresentar-se-ão ao ser, fazendo com que ele faça usufruto de seu livre arbítrio e decida se irá prosseguir na busca pelo seu objetivo ou não, essa decisão por muitas vezes é tomada de forma inconsciente ou essas oportunidades e situações podem passar despercebidas pelo ser, seja por falta de lucidez ou outros fatores negativos como, autossabotagem, paradigma, zona de conforto, etc.

 

Experienciação:

Se o ser decide então continuar na busca de seu objetivo, e de fato fazer algo, investir tempo e energia em ação, ou seja, “passar pela(s) porta(s)”, o ser passa então para o processo de experienciação do processo de transformação do conhecimento em sabedoria. O ser então passa a vivenciar determinadas situações e experiências que anteriormente as julgava, possivelmente, impossíveis de acontecer. Essa experienciação pode ocorrer de infinitas formas, como qualquer outra etapa do processo de transformação. O que determina se essas experiências serão positivas ou negativas é o livre arbítrio do ser.

 

Sabedoria:

Após então passar por todas as etapas do processo de transformação do conhecimento, o ser de fato transforma o que era simplesmente matéria-prima, mental, teórico, intelectual, em sabedoria, ou seja, sentimento. Em outras palavras o ser introduz em si mesmo essa informação transformada que permanecerá por toda a eternidade em seus corpos, podendo ser acessada a qualquer momento de sua existência.

 

Conclusão:

Todas as etapas ocorrem de forma simultânea. Ou poderíamos dizer que o processo de transformação do conhecimento em sabedoria é um ciclo simultâneo infindável, se é que isso faz sentido, mas em termos de didática acredito que seja cabível.

Podemos resumir o processo de transformação do conhecimento em sabedoria em uma frase: sabedoria é o resultado da aplicação prática e inteligente do conhecimento adquirido através de crença e fé.

À eterna busca pelo tal crescimento exponencial infinito em todos os aspectos da consciência.

Sobre André Buzata Soares

À eterna busca pelo tal crescimento exponencial infinito em todos os aspectos da consciência.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário: