Quer Emagrecer? Leia Isto!

Introdução:

Quando o assunto é emagrecimento, pensa-se logo em fazer uma dieta, exercícios, fechar a boca, etc. Geralmente não se leva em consideração determinadas variáveis que são fundamentais para se alcançar o sucesso tanto no emagrecimento, quanto em qualquer outra coisa que se almeje na vida. E esse é um dos principais motivos pelo qual a grande maioria das pessoas não consegue obter resultados concretos em sua busca pela boa forma física.

O físico é um reflexo do mental, isso é um fato. Portanto, quando se age levando em consideração somente variáveis físicas, dieta, exercício, etc., sem levar em consideração as variáveis invisíveis, mentais nesse caso, o resultado será inevitavelmente desastroso, ou no mínimo, será muito mais difícil de conquistar. Em outras palavras, a quantidade de tempo e energia que a pessoa terá que despender para alcançar o seu objetivo será muito maior do que poderia ser. Pelo simples fato de se ignorar essas variáveis invisíveis que regem todo o universo.

Quando se age desta forma, está se raciocinando em termos de matéria, ou seja, agindo em contradição com a realidade do universo. Está se fazendo o contrário do que deveria ser feito para se obter o sucesso. Basta então que a pessoa “inverta essa moeda” para que o resultado concreto seja conquistado com muita facilidade.

Um exemplo bem prático:

Uma pessoa está acima do peso, então por algum motivo ela decide que quer emagrecer. Posteriormente, ela para e pensa em como fazer isso. Geralmente nessa etapa a pessoa leva em consideração, na sua busca por emagrecimento, somente as variáveis físicas que envolvem o processo, ou seja, vou fazer uma dieta assim e assado, vou começar uma academia, vou comer menos, etc. Somente mudanças comportamentais físicas. Ignorando variáveis importantíssimas, mentais, que são justamente as principais responsáveis por ela estar acima do peso.

Assim, com toda a força de vontade, ela inicia uma dieta, geralmente passa a comer menos, e a fazer exercícios físicos, visando o emagrecimento. O que ocorre é que comer menos e fazer exercícios são as duas coisas que mais despertam a fome no ser humano, levando-se em consideração o suposto exemplo, por uma razão óbvia. O organismo está acostumado com uma quantidade de energia ingerida diariamente, se, repentinamente essa quantidade de ingestão calórica for bruscamente reduzida, o organismo irá reagir, e a fome aparecerá. Somando isso com o gasto extra do exercício físico, o resultado é um alto déficit energético que é muito difícil de manter em longo prazo, pelo menos se essa mudança de comportamento surgir de um dia para o outro.

O que é recomendável para esta pessoa fazer, então, é levar em consideração essas determinadas variáveis invisíveis, antes mesmo de agir de fato, fisicamente. Assim ela terá outra perspectiva do processo, e por consequência disto, muito mais facilidade e probabilidade de sucesso na sua busca pelo emagrecimento.

 

Força de vontade:

Tratando um pouco sobre força de vontade. O Dr. Lair Ribeiro, em um de seus vídeos faz uma analogia sensacional sobre isso. Força de vontade é como pressionar uma bola ao fundo de uma piscina, inevitavelmente chegará uma hora em que não será mais possível pressionar a bola ao fundo, e ela emergirá. Em outras palavras, a força de vontade é algo de muito valor, mas, é importante ter consciência de que ela é temporal.

 

As variáveis invisíveis:

As variáveis invisíveis são de origem mental. Pensamento, que gera sentimento, que gera comportamento, simples assim. Portanto, o fato de uma pessoa comer mais do que ela necessita diariamente, ou simplesmente se alimentar mal, ou pior, as duas coisas ao mesmo tempo, caracteriza de certa forma uma determinada compensação de uma ou mais carências que essa pessoa tenha.

Lembrando que comer demais não é um grande problema no final das contas. O real problema é se alimentar mal. Ninguém se torna obeso por comer brócolis demais, mas sim, por comer produtos alimentícios de baixíssima densidade nutricional e repletos de toxinas e substâncias químicas.

Traumas, problemas no trabalho, estresse, crises familiares, dívidas financeiras, problemas no relacionamento, o espelho me detesta, trânsito, solidão, maldita balança, etc. Uma lista infindável de problemas da vida moderna que estão presentes em nossas vidas todos os dias.

Todos esses problemas acarretam em um acumulado de pensamentos e sentimentos negativos, que nos acompanham o tempo inteiro, todos os dias, que por decorrência fazem com que vivamos em um “desespero silencioso” como disse Thoreau.

Quando então, uma pessoa que está se sentindo mal por qualquer motivo que seja, come para se sentir bem, o cérebro faz/reforça uma neuroassociação e correlaciona comer com se sentir bem. A partir daí, quando essa pessoa se sentir mal ela possivelmente terá uma reação quase que automática e irá buscar comer algo para se sentir bem. Isso ocorre por muitas vezes de forma inconsciente e justifica o fato de muitas pessoas que durante uma determinada refeição, já se sentirem satisfeitas, mas, continuarem comendo sem saber o porquê.

Resolver um problema de origem mental é algo bastante complexo. Por muitas vezes, a pessoa por conta própria não consegue chegar a uma solução para seu problema em específico. O recomendável, então, é buscar auxílio, seja de um profissional ou de algum amigo/familiar, para tentar resolver essa questão. De fato, o que realmente importa é a pessoa buscar essa solução da maneira que ela puder, conforme seus recursos e disponibilidade.

 

As variáveis físicas:

É claro que determinadas variáveis físicas influenciam no processo de emagrecimento. Produtos alimentícios, entupidos de toxinas, substâncias químicas impronunciáveis, corantes, aditivos, e sabe-se lá o que mais, provocam reações bioquímicas e fisiológicas no organismo do ser humano. O açúcar vicia três vezes mais do que a cocaína. Alguns compostos químicos que são adicionados em determinados produtos alimentícios também viciam. Isso sem falar do glúten. Entre diversas outras coisas. Mas, isso é algo que todo mundo sabe, ou seja, as pessoas consomem esses produtos alimentícios sabendo das consequências. Isso não é uma crítica, até porque eu adoro uma pizza congelada e cerveja.

O importante aqui é ter conhecimento sobre o assunto para saber dosar/incorporar/eliminar determinados alimentos em sua dieta, para não sofrer as consequências brutais e até fatais da má alimentação, ou do simples fato de negligenciar esse conhecimento importantíssimo. Não há necessidade de se privar de comer algo que se goste. Lembrando que o corpo físico não nos pertence, isso é um fato. É um invólucro cedido temporariamente pelo Criador.

Outra questão bastante importante é o exercício físico. Tem-se a ideia de que fazer exercício é fundamental para o emagrecimento, o que não é verdade. De fato, o exercício físico contribui com até 15% no processo de emagrecimento. Os outros até 85% ficam por conta da alimentação. Em outras palavras, o que é mais importante no processo de emagrecimento é a alimentação.

Isso não quer dizer que o exercício físico deve ser ignorado. A musculação é extremamente eficiente quando o assunto é perda/manutenção de peso. Pelo simples fato de que aumentar a massa muscular eleva o metabolismo basal.

 

O que fazer então:

Como aplicar esse conhecimento na prática, para se conquistar resultados concretos na busca pela boa forma física? Resultados concretos mesmo, em termos de longo prazo. Em outras palavras, emagrecer com saúde e conseguir manter a boa forma saudável para o resto da vida sem se preocupar mais com essa questão.

Na teoria é bastante simples, como foi escrito anteriormente nesta postagem. Levar em consideração tanto as variáveis físicas quanto as invisíveis na busca pela boa forma física. Somando isso com a aquisição de conhecimento, estudo, para compreender como o organismo do ser humano funciona, assim fica muito mais fácil. E também é lógico, determinação, ter comprometimento e buscar esse algo que se deseja, nesse caso uma boa forma física.

Não há uma regra geral que pode ser aplicada a todas as pessoas. Cada ser é diferente um do outro, portanto, único. O que funciona para um pode não funcionar para o outro e vice-versa. Pessoas têm resultados diferentes com métodos diferentes, ou seja, não há uma fórmula mágica que pode resolver qualquer problema relacionado a boa forma física para todos.

Para se obter resultados concretos em termos de emagrecimento/boa forma física o que pode ser feito então é: estudar, aplicar o conhecimento adquirido com inteligência, testar e comprovar o que funciona para você e o que não funciona, e ter comprometimento com o seu objetivo. Tudo isso obviamente levando em consideração o máximo de variáveis possíveis que englobam todo o processo de emagrecimento, sejam elas físicas ou mentais.

 

Conclusão:

Hoje em dia, as pessoas que se interessam por uma boa alimentação estão em busca de resultados envolvendo algum aspecto da estética, ou estão passando por uma fase complicada em suas vidas, uma doença ou alguma complicação do tipo, isso se aplica a grande maioria das pessoas, principalmente ocidentais. De fato, somente uma pequena minoria, levando-se em consideração o que foi escrito anteriormente, se interessa em aderir a uma boa alimentação por uma questão de saúde e bem-estar mesmo. E por coincidência, ou não, é essa pequena minoria que obtém os melhores resultados.

Isso se deve ao fato de que a grande maioria das pessoas está tão imersa em determinadas questões pessoais e sociais, que não possui energia para se dedicar àquilo que deseja. Problemas de todos os tipos, crises financeiras, crises familiares, relacionamentos, trabalho, baixa autoestima, meu cachorro me mordeu, etc. A lista é infindável, e tudo isso somado resulta em um efeito sinergético, ou seja, exponencial em termos. Um problema está interligado ao outro e isso faz com que a probabilidade de uma reação para tentar solucionar pelo menos um desses problemas se torne muito difícil de acontecer.

Já as pessoas que fazem parte dessa minoria de sucesso, não somente pela questão de boa forma física, mas em relação a qualquer coisa, conseguem isso porque já superaram pelo menos algumas dessas questões anteriormente citadas. Em outras palavras, as causas mentais que ocasionavam certas limitações na pessoa, que por consequência, comprometiam a busca por seus objetivos, foram superadas.

De qualquer forma, o sucesso é o único destino possível para o determinado. Aquele que busca seu objetivo com sinceridade e honestidade, inevitavelmente o alcançará, mais cedo ou mais tarde. Seja no emagrecimento ou em qualquer outro âmbito da vida. Não importa no que se acredita, em termos, o que importa é fazer o bem e buscar o melhor para todos, não somente para si próprio.

 

Fontes para estudo:

Tudo o que você precisa saber sobre emagrecimento, boa forma, saúde, fitness, bem-estar, aumento de massa muscular, boa alimentação, quais alimentos são saudáveis e quais não são, etc. Tudo isso com base científica comprovada. Profissionais sérios e comprometidos com o seu trabalho.

 

Dr. Lair Ribeiro – Médico cardiologista e nutrólogo, considerado um dos maiores cardiologistas do mundo. É uma enciclopédia viva quando o assunto é saúde. Assista a essa palestra do Dr. Lair Ribeiro. Pesquise no YouTube e assista os vídeos em que o Dr. Lair Ribeiro fala sobre sal, açúcar, óleo de coco, óleo de cozinhar, e muitas outras coisas que fazem parte do nosso dia à dia.

Canal Oficial Dr. Lair Ribeiro no YouTube.

 

Dr. José Carlos Souto – Médico urologista, criador do blog Ciência Low Carb. O conteúdo do blog é excepcional, ele aborda diversos assuntos como, jejum intermitente, comida de verdade como o Dr. José Souto diz, a verdade sobre a gordura, insulina, e muito mais. É um estudo fundamental para quem quer compreender esse negócio chamado saúde. Assista a essa entrevista do Dr. Souto cedida ao canal Natugood, excelente entrevista. Pesquise outras entrevistas e vídeos dele no YouTube.

Blog Ciência Low Carb.

 

Rodrigo Polesso – Certificado em nutrição otimizada para saúde e bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego na Califórnia, criador do Emagrecer de Vez e diversos outros programas relacionados à saúde e bem-estar. O Emagrecer de Vez possui site, canal no YouTube, podcasts (inclusive com o Dr. José Carlos Souto), e várias outras coisas. Os vídeos no YouTube são curtos e objetivos, muito bem apresentados pelo Rodrigo, de forma simples e fácil de entender, e tudo isso com base científica comprovada.

Site Oficial do Emagrecer de Vez.

 

Leia: Gary Taubes – Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar!

 

Importantíssimo: Não sou profissional da área de saúde. Essa postagem foi feita com o intuito de compartilhar conhecimento adquirido através das fontes citadas acima. Recomendo que consulte um profissional da área de saúde antes de fazer qualquer mudança significativa em sua alimentação ou estilo de vida.

À eterna busca pelo tal crescimento exponencial infinito em todos os aspectos da consciência.

Sobre André Buzata Soares

À eterna busca pelo tal crescimento exponencial infinito em todos os aspectos da consciência.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Uma resposta para Quer Emagrecer? Leia Isto!

  1. Glaucia diz:

    Excelente texto… gratidão!

Deixe um comentário: